O Lar Residencial da APPACDM da Maia está equipado com a mais moderna tecnologia para dar resposta eficaz e eficiente aos seus 24 utentes. Esta resposta social acolhe cidadãos com deficiência mental, com idade igual ou superior a 16 anos. Disponibiliza inúmeras atividades de animação, psicologia, saúde, cuidado e imagem pessoal, higiene pessoal, apoio na alimentação, treino de competências sociais, entre outras, de modo a promover a autonomia.
A mobilidade dos funcionários dentro do edifício, associada ao equipamento de chamada de emergência/enfermeira e ao sistema de intercomunicador da porta foram os serviços mais relevantes na escolha da solução de comunicações de voz, pois desta forma é possível reduzir custos operacionais e melhorar o atendimento telefónico.
A solução implementada pela BCoTech é constituída por um servidor de Voz da Yeastar, telefones de secretária IP Sip da Yealink, um sistema Dect/IP multicelular da RTX, intercomunicador IP Sip e pelo software Yeasys® eCares Server para a integração com o sistema de chamada de enfermeira.
O servidor de comunicações de voz disponibiliza um máximo de 100 utilizadores IP, livre de licenças, com todas as funcionalidades de um sistema telefónico avançado: IVR, registo de chamadas integrado, comunicações por Sip Trunk, gestão de contactos centralizada, voice-mail, fax-to-mail, entre outras.
Os funcionários com necessidade de mobilidade dentro das instalações da APPACDM da Maia utilizam telefones sem fios Dect que permitem, para além de fazer/receber/transferir chamadas telefónicas internas/externas, receber todos os pedidos de auxílio vindos do sistema de chamada de emergência/enfermeira e atender a campainha da porta da rua.
O software eCares Server efectua o registo em base de dados dos pedidos de auxílio dos utentes, originando uma chamada telefónica automática para o prestador de cuidados, com uma guia vocal informativa do número do quarto e da cama que fez a respetiva solicitação. Assim, é reduzido o tempo de resposta ao pedido de auxílio, aumentando a satisfação do utente e a rentabilidade do funcionário.
Para melhorar o atendimento à porta da rua, o sistema de intercomunicador está integrado com os telefones. Durante o período de expediente é atendido pelo pessoal administrativo, e à noite pelos telefones sem fios dos prestadores de cuidados.
Desta forma, a APPADCM da Maia dispõe de um sistema de comunicações que permite responder a todas as suas necessidades de forma eficaz, eficiente e profissional, contribuindo para uma redução de custos e um aumento da produtividade da equipa.